MAPA SSOC Relações Interpessoais e Psicologia Social 52/2023

R$39,00

Categoria:
Descrição

MAPA – SSOC – RELAÇÕES INTERPESSOAIS E PSICOLOGIA SOCIAL – 52/2023

Olá, estudantes!
Sejam bem-vindos a nossa atividade MAPA da disciplina de Relações Interpessoais e Psicologia Social. Para iniciarmos, vamos fazer a leitura dos textos 01 e 02.

​TEXTO 01

Não é necessário um estudo profundo para comprovar a existência de diversos tipos de preconceito no Brasil, somos campeões mundiais em homicídios contra homossexuais, indígenas são massacrados desde a colonização e, ainda hoje, quase 100 pessoas são assassinadas por ano apenas por serem indígenas. O Brasil também é um dos líderes mundiais em violência contra a mulher. Embora o preconceito esteja espalhado pela sociedade e afete diversos grupos minoritários, há um tipo específico no Brasil, o preconceito racial brasileiro.

KREUZ, Giovana; PÁTARO, Flávio Rogério. Relações Interpessoais e Psicologia Social. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

TEXTO 02

O Assistente Social através de seu Código de Ética instituído em 13 de março 1993 propõe “..pensar a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica..” (CFESS). Atualmente é alarmante o número de casos envolvendo crimes raciais e de ódio no Brasil, Orientado através de princípios fundamentais e seus dispositivos legais, o assistente social tem compromisso ético com a defesa intransigente dos direitos humanos.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de ética Profissional do Assistente Social. Brasília, 1993.

Tomando como base o preconceito no Brasil, construa um texto dissertativo sobre o que é mito da democracia racial e como o assistente social pode atuar no enfrentamento do preconceito racial brasileiro. Além do livro da disciplina, tenha como referência para a construção de seu texto o “Código de Ética do Assistente Social” (princípios fundamentais).

Orientações:

– Discorrer de forma argumentativa ambas as perguntas, desenvolvendo uma discussão crítica.

– Máximo duas laudas.

– Utilizar formulário padrão.

– Utilizar referência e normas ABNT.

Dúvidas, no Fale com o Mediador.

Bom Trabalho!​