MAPA Mentalidade Criativa e Empreendedora 51/2024
ESTUDO DE CASO: DONA ROSA e o SR. ALECRIM
INTRODUÇÃO
Esse caso começa com a história de Antônio, um jovem de 19 anos de uma família do interior, e que vive de uma pequena produção de flores.
Durante toda a infância, Antônio trabalhou junto com a família na lida do campo. A produção da pequena propriedade rural era destinada a terceiros, que faziam o papel de intermediadores para outras empresas, de maior porte e faziam a revenda das flores. Até aqui, um negócio saudável e rentável, de acordo com o pai (Joaquim), que era o responsável por coordenar as atividades e de cuidar da família.
Mas Antônio como todo jovem, queria mais! Pensava todos os dias que a propriedade era próspera, mas que ainda existiam outras oportunidades a serem exploradas. O pai era conservador e usava sempre a frase: “em time que está ganhando não se mexe” ….
Antônio estava cursando faculdade e dentro da matriz do curso havia a disciplina de “Mentalidade Criativa e Empreendedora“. Em uma das aulas, foi solicitado para que os alunos escolhessem um ramo de atividade profissional ou comercial para iniciar um negócio, e fizessem o uso da análise SWOT, para verificar o potencial de mercado do segmento. Analisando AMEAÇAS, OPORTUNIDADES, FORÇAS e FRAQUEZAS a professora pediu um panorama aos alunos, da viabilidade de se investir ou não nesse segmento a priori…
A professora de Antônio fez os seguintes questionamentos:
– Se eu te oferecesse R$150.000,00 para começar esse negócio, você faria?
– Você teria a coragem de investir mais R$150.000,00 de capital?
– Qual seria o primeiro passo para ter certeza de que o negócio além de viável, também seria saudável para valer a pena o investimento?
PRIMEIRO PASSO
Depois de ter respondido as 3 questões propostas pela professora, Antônio ficou muito animado! Percebeu que o negócio da família poderia se tornar uma distribuidora de flores. Mas na sequência da análise percebeu que as flores demoravam um certo tempo para produzir, que existia sazonalidade na compra e eram perecíveis… sujeitas também a ação do clima.
Então Antônio retomou sua análise e percebeu muito rápido que poderia diversificar. Surge então a ideia de produzir também temperos, que eram produtos muito mais rápidos no ciclo de produção e também existia bem menos sazonalidade para o consumo.
Mas claro, era preciso também criar uma marca para se destacar e obter visibilidade no mercado, afinal, também existiam concorrentes no mesmo segmento.
Antônio então, faz o movimento contrário, busca a professora da disciplina de “Mentalidade Criativa e Empreendedora”, e conta suas análises e pede ajuda pra dar continuidade no processo.
Então ele traz 3 questionamentos a professora:
– Como escolher um nome para uma empresa?
– Seria aconselhável vender em uma loja física ou no digital?
– Qual poderia ser um diferencial competitivo para se destacar no mercado?
SEGUNDO PASSO
A partir dos questionamentos, a professora pode orientar Antônio em como proceder. Eles avaliaram que a marca deveria ter um nome prático e curto, que deveriam ser marcas diferentes para cada produto, visto que poderia haver clientes que não necessariamente comprariam os dois produtos. Outro ponto, foi entender que a pequena propriedade poderia ser um grande atrativo comercial para que os clientes conhecessem o processo de plantio e as práticas de cuidado com o meio ambiente. A comunicação digital foi considerada um item indispensável para que a marca e os produtos pudessem ser divulgados a uma quantia maior de pessoas e empresas em potencial. Por fim, o diferencial competitivo que aluno e professora conseguiram identificar, era não só vender produtos, mas sim, entregar além de tudo uma VIDA! Cada flor e cada tempero, seriam entregues em vasos para que o comprador pudesse continuar o cultivo, com instruções, com cuidado, e aquilo além de se tornar um item de consumo para o dia a dia, também seria terapêutico pela prática de cuidar e fazer brotar de novo.
TERCEIRO PASSO
Com todas essas análises e a criatividade fluindo, Antônio tomou coragem e levou a ideia para o pai Joaquim. Mas com muito medo e receio, afinal, desde que ele se conhecia por gente a propriedade e o negócio da família funcionavam da mesma maneira.
Joaquim ouviu o filho com atenção e sugeriu:
– Filho, meu negócio funciona assim há anos, mas entendo a sua vontade de crescer e inovar. Faremos muito melhor! Eu continuo aqui da minha maneira, mas você pode e deve iniciar seu novo negócio. Você será meu cliente! Irei fornecer as flores e também os temperos e você irá traçar todo esse projeto de comercialização. Quem sabe você cresce tanto, que irá ajudar outros produtores como o seu pai a crescerem e prosperarem. Voa filho! O Mundo tá aí pra você mudar!
CONCLUSÃO
Depois dessa conversa, Antônio pegou o pequeno recurso financeiro que tinha, levantou mais algum capital adicional. Traçou um belo planejamento, com metas e ações palpáveis e possíveis de realizar em curto e médio prazo, mas com um foco maior no longo prazo e na sustentabilidade da empresa.
Procurou outros profissionais que pudessem auxiliar nesse projeto, e fez as contratações de serviços contábeis, de marketing e de tráfego pago.
Após algumas semanas do plantio, veio a colheita… nasceu a DONA ROSA e o SR. ALECRIM.
DONA ROSA foi a marca escolhida para as flores e o SR. ALECRIM para a marca dos temperos.
Agora Antônio continua a jornada empreendedora e criativa, sempre com a mentalidade de que é possível mudar uma realidade e empreender no Brasil.
E você está preparado(a) para se inspirar com a história de Antônio?
ATIVIDADE PROPOSTA:
Com base no estudo de caso, faça uma Análise SWOT do novo empreendimento de Antônio, o “SR. ALECRIM”.
Antes de tudo, pesquise, levante informações para elaborar a sua resposta: Faça a atividade como se você estivesse começando a idealizar o mesmo tipo de negócio. Avalie o segmento, procure notícias e indicadores da área sobre consumo e comercialização de temperos frescos. Pesquise sobre concorrentes e faça uma análise sobre as estratégias deles.
Após, faça a análise SWOT sobre as FORÇAS, FRAQUEZAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES que este novo empreendimento poderá ter. Apresente ao menos 2 exemplos para cada item.