MAPA Análise Ergonômica do Trabalho
Olá, estudante!
Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A da disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho. O objetivo desta atividade é fazer a aplicação de alguns conceitos estudados ao longo da disciplina a uma situação prática. Você irá aplicar os conhecimentos sobre o organismo humano e sobre os aspectos de qualidade de vida no trabalho (QVT) em um posto de trabalho de solda de uma indústria.
A atividade está dividida em 3 etapas:
Etapa 1: Diagnóstico de problemas ergonômicos relacionados à biomecânica
Aqui, você irá realizar um diagnóstico dos problemas ergonômicos do posto de trabalho de solda, a partir dos dados coletados no local. Nesta etapa, os problemas abordados devem estar relacionados com a biomecânica.
Etapa 2: Diagnóstico de problemas ergonômicos relacionados ao estresse no trabalho
Nesta etapa, você irá realizar um diagnóstico dos problemas ergonômicos do posto de trabalho que estão relacionados ao estresse ocupacional. Serão considerados os aspectos não atendidos de qualidade de vida no trabalho.
Etapa 3: Proposta de intervenção ergonômica
Após realizar os diagnósticos, você deverá propor medidas de intervenção para melhorar a ergonomia no posto de trabalho, combatendo os fatores de risco relacionados à biomecânica e estresse ocupacional.
PREPRADOS? VAMOS LÁ!
Ergonomia na atividade de solda
Na confecção de peças em metal, um processo muito importante é o de solda metálica, que consiste na união de materiais por meio de aquecimento e fusão de metais. Temos diferentes exemplos de produtos usados em nosso dia a dia que são construídos pelo processo de solda: mesas tubulares, chassis de veículos, janelas, equipamentos eletrodomésticos, tanques de armazenamento, dentre outros.
O soldador, profissional que executa as soldas, está sujeito a diferentes riscos ocupacionais, dentre eles, aqueles ligados à ergonomia. Logo abaixo, temos a descrição da organização do trabalho e das atividades realizadas no posto de trabalho de solda que será o objeto de estudo da nossa atividade:
– O trabalhador chega no seu local de trabalho e carrega manualmente peças pesando entre 10 kg a 20 kg, colocando-as sobre uma bancada de trabalho. A bancada possui 55 cm de altura.
– Na realização do trabalho de solda de peças, o trabalhador mantém uma posição de trabalho que lhe permita visualizar o ponto de solda, conforme ilustrado pela seguinte imagem:
Fonte: Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/construcao-trabalho-emprego-tarefa-8411432/
– O soldador atua na mesma bancada de trabalho durante 8 horas de trabalho. As peças soldadas são padronizadas. Outros modelos de peça produzidas na indústria são soldadas em outro local de trabalho. Cada soldador é especializado em um modelo de peças.
– Após a finalização de um lote de peças soldadas, um auxiliar de serviços gerais transporta o lote de peças a um setor de inspeção de qualidade. Caso o inspetor de qualidade identifique um defeito, ele retorna as peças para o posto de trabalho da solda.
– Diariamente, o soldador tem uma meta diferente de peças a serem soldadas. A meta é ajustada conforme a programação da produção. Frequentemente, a meta é alterada ao longo do dia, para atender a mudanças de previsão da demanda.
– Por pressão externa dos clientes, o nível de qualidade da solda vem aumentando nos últimos meses. Com isso, em alguns postos de trabalho de solda, o trabalho humano está sendo substituído pela solda realizada por robôs.
– O local de trabalho possui ruído na faixa de 85 db(A) a 90 dB(A).
ETAPA 1
Com base no descritivo das atividades e organização do trabalho no posto de solda realize um diagnóstico dos riscos relacionados à biomecânica, respondendo às seguintes questões:
1.a. Quais efeitos negativos o transporte de peças, no início da jornada do trabalhador, pode causar no corpo do trabalhador? Por que estes efeitos acontecem?
RESPOSTA:
1.b. Observando a figura que ilustra o posto de trabalho, existe postura estática? Como ela acontece e quais são seus efeitos no corpo do trabalhador?
RESPOSTA:
1.c. A atividade proporciona algum tipo de esforço repetitivo? Justifique sua resposta.
RESPOSTA:
ETAPA 2
Realize o diagnóstico dos riscos relacionados ao estresse no trabalho, respondendo às seguintes questões:
2.a. Quais fatores da organização do trabalho contribuem para o aumento do estresse no trabalho?
RESPOSTA:
2.b. Como as condições do ambiente de trabalho podem contribuir para o aumento do estresse no trabalho?
RESPOSTA:
ETAPA 3
Com base nos problemas identificados nas etapas 1 e 2, proponha medidas de melhoria para a redução dos riscos relacionados aos aspectos de biomecânica e estresse no trabalho, respondendo os itens a seguir.
3.a. O que pode ser feito para reduzir os riscos relacionados a movimentação das peças no início da jornada de trabalho?
RESPOSTA:
3.b. Quais são as recomendações de ajuste na postura de trabalho que devem ser feitas para evitar lesões no sistema musculoesquelético do trabalhador?
RESPOSTA:
3.c. Proponha mudanças na forma de organização do trabalho para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
RESPOSTA: