Mapa – Química Medicinal – 53/2024
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de metodologias de síntese de fármacos é uma área crucial na química medicinal. A habilidade de sintetizar compostos terapêuticos de maneira eficiente e segura é fundamental para o avanço da farmacologia e o tratamento de diversas doenças. Metodologias de síntese bem desenvolvidas permitem a produção de medicamentos em larga escala com alta pureza, além de facilitar a modificação estrutural de compostos para otimização de sua atividade biológica e redução de efeitos colaterais.
Fonte: Elaborado pelo professor.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
Para responder a estas atividades, você deverá ler o artigo abaixo, que também estará disponível na “Sala do Café”:
BORGES, A. D. L et al. Síntese de Sulfadiazina e Sulfadiazina de Prata em Escala Semi-Micro: Prática Experimental em Síntese de Fármacos. Quim. Nova, Vol. 28, No. 4, 2005, p. 727-731.
Link para acesso (copie o link e cole no navegador): https://doi.org/10.1590/S0100-40422005000400030
Considerando o conteúdo do artigo, responda as seguintes questões:
1) Qual o principal objetivo do curso experimental de Síntese de Fármacos descrito no artigo? Explique porque esse objetivo é relevante para a formação de estudantes na área de química medicinal.
2) Cite o método escolhido para a acetilação de aminas aromáticas no curso experimental e explique porque este método foi selecionado, apontando suas vantagens.
3) Descreva o procedimento da reação de acetilação, incluindo as condições de reação (reagentes, solventes, temperatura, etc.).
4) Apresente as estruturas das moléculas de reagente(s) e produto(s), nomeando cada um dos componentes. Os desenhos podem ser feitos à mão, no computador, ou retirados do artigo.
5) Qual o objetivo da reação de acetilação na síntese de Sulfadiazina e Sulfadiazina de Prata?