Mapa Fundamentos da Farmacologia 54/2024
As principais razões responsáveis pelas falhas no desenvolvimento de novos medicamentos são: baixa biodisponibilidade (39%); ausência de eficácia (29%), detecção efeitos tóxicos (21%); razões de mercado (6%). Em função disso, muitas indústrias farmacêuticas estão fazendo grandes esforços visando encontrar novos usos para os medicamentos já́ aprovados e/ ou tentando rejuvenescer outros. A lista de descoberta para novos usos dos medicamentos disponíveis no mercado é bastante grande e vem aumentando a cada ano.
Fonte: Calixto e Siqueira Jr. Desenvolvimento de Medicamentos no Brasil: Desafios. Florianópolis-SC, 2008. Disponível em: <http://gmbahia.ufba.br/adm/arquivos/artigo19_2008sup1.pdf> Acesso em: 21 de agosto de 2024.
Considerando as etapas da pesquisa experimental e da pesquisa clínica, o tempo total de desenvolvimento de um novo medicamento pode ultrapassar 10 anos. Podemos dizer que de cada 10.000 moléculas testadas, apenas uma se torna um medicamento que será comercializado.
Fonte: Ministério da Saúde. Fases de desenvolvimento de um novo medicamento, 2022. Disponível em: < https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/pesquisa/ensaios-clinicos/fases-de-desenvolvimento-de-um-novo-medicamento>. Acesso em: 21 de agosto de 2021.
Como você pode observar o desenvolvimento de fármacos não é tarefa simples e fácil de ser executada, envolve um esforço multidisciplinar. Diversas etapas de trabalho são necessárias para que um medicamento possa ser considerado seguro para uso clínico.
Fonte: Bornia, E. C. S. Fundamentos de Farmacologia. Unicesumar, 2022.
Agora imagine a seguinte situação: Camila, professora da disciplina de Farmacologia do curso de Farmácia, inicia o primeiro semestre com conteúdo de Princípios Gerais da Farmacologia. Em sua primeira aula contempla alguns conceitos que serão uteis para disciplina como remédio, medicamento, fitoterápico, alopáticos entre outros. Ainda ressalva a importância das etapas pelas quais uma substância com potencial terapêutico deve passar, até que a mesma seja comercializada como medicamento. Ao final da aula, para reforçar o assunto abordado em aula, Camila propõe que os alunos elaborem um fluxograma descrevendo as etapas do processo de desenvolvimento de fármacos.
ETAPA I
Questão 1) CITE e EXPLIQUE todas as 6 etapas que envolvem o desenvolvimento de um fármaco, desde a identificação de estruturas até a disponibilização do medicamento no mercado.
Questão 2) DESCREVA as fases que compreendem a etapa 6, quanto aos objetivos, duração e número de pacientes envolvidos.
Questão 3) ELABORE um fluxograma com as etapas e fases mencionadas nas questões acima
ETAPA II
Questão 4) PREENCHA os itens abaixo, conforme o resultado da pesquisa realizada